FEV
25
Saúde infantil: uso de máscaras
Quinta, 25/02/2021
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Fora de casa, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mantém a recomendação para que as crianças utilizem a máscara a partir dos dois anos de idade, em função do ritmo de contágio ainda alto no Brasil.
A máscara não é recomendada apenas em poucos casos, quando a criança mesmo acima dos dois anos tem dificuldades de adaptação.
“Pais e responsáveis devem explicar a importância da máscara e treinar repetidas vezes o uso adequado, com paciência e carinho”, disse a presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dra. Liubiana Arantes de Araújo.
Medidas de Prevenção
O uso de máscaras é obrigatório. Entretanto, outras medidas preventivas são essenciais para evitar a transmissão da Covid-19.
Hábitos como higienização constante das mãos e distanciamento social são necessários, devendo ser potencializados neste período.
A máscara deve cobrir totalmente nariz e boca. Recomenda-se que cada pessoa tenha mais de uma máscara de tecido. Se durante o uso a máscara ficar úmida antes de 2 horas, como, por exemplo, após o espirro, é necessário substituí-la por outra máscara seca.
Quando sair de casa leve sempre uma máscara reserva e uma sacola plástica para guardá-la, quando houver necessidade de troca. Ao chegar em casa lave a máscara usada antes do próximo uso. Previna-se!