HISTÓRIA

Oficialmente, o Clube Penapolense foi instituído no dia 16 de janeiro de 1921, localizado em sede na Av. Adolf Hecht, provavelmente, de acordo com informações publicadas no livro do jornalista Ricardo Alves “Clube Penapolense 100 anos”.

No ano em que Penápolis, ainda grafada como Pennapolis, completaria 13 anos de fundação, surgiu o Clube Penapolense, que teve como primeiro presidente o médico José Aniceto Correa de Mello. Com o objetivo de proporcionar entretenimento por meio de atividades como leituras, palestras, conferências, saraus e jogos nos seus salões, a segunda sede, cuja arquitetura engrandece até hoje a cidade, foi inaugurada em 1925 com o prédio ocupado depois pelo Museu do Sol.

O estatuto de fundação do então chamado Club Pennapolense tinha como 1º artigo: “Fica constituída com duração indeterminada e com sede nesta cidade de Pennapolis uma sociedade literária e recreativa com a denominação de CLUB PENNAPOLENSE”.

Promover palestras, leituras, saraus e jogos aos sócios era um dos artigos que estabeleciam a estrutura do clube. Há indícios em uma publicação antiga do jornal O Pennapolense de que o Clube Penapolense teve criação anterior à aprovação do seu estatuto, em janeiro de 1921.

Em 1949 foi inaugurada a primeira piscina através de outra sociedade e local, a Associação Penapolense de Natação na Av. Luiz Osório, em sede que se tornou definitiva com a junção dela com o Clube Penapolense em 1961.

De lá para cá, ocorreram momentos históricos e diversas melhorias na infraestrutura, ampliando e revitalizando o espaço. Carnavais, esportes e entretenimento marcaram a sociedade Penapolense. Em seu centenário, o Clube Penapolense soma aproximadamente 18 mil metros quadrados de área.

O CP tem um milhão de litros de metros cúbicos de água para tratamento. Conta com 30 colaboradores, que atuam diretamente nas escolinhas esportivas e academia, na manutenção do espaço e tratamento das piscinas, além de serviços de secretaria e portaria.

Conheça a história da instituição, ilustrada, no livro “Clube Penapolense 100 anos”, disponível na Secretaria do CP para venda. Exemplares podem ser consultados gratuitamente na Biblioteca e no Museu Histórico de Penápolis.