Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JAN
23

101 anos do Clube Penapolense: confira retrospectiva divulgada na imprensa local

Domingo, 23/01/2022

O Clube Penapolense completou 101 anos no último domingo, 16 de janeiro. Uma das principais referências de qualidade e tradição em seu setor, a instituição promoveu ao longo de 2021 diversas ações para celebrar o centenário, que teve como lema o slogan “ontem, hoje e sempre”, destacando a atemporalidade da associação.  

Um calendário de eventos marcou a comemoração dos 100 anos, iniciada em janeiro de 2020. “Este aniversário simboliza o encerramento de um ano histórico, em que festejamos com responsabilidade o centenário desta instituição que está no coração de Penápolis”, comenta Evandro Leite Fernandes, presidente do Clube Penapolense (2020-2022). 
Há um ano era lançado o livro “100 anos - Clube Penapolense”, editado pelo jornalista Ricardo Alves, o Cacá. A publicação conta com imagens e documentos que resgatam fatos marcantes e personalidades deste primeiro século de história. “Reunimos neste projeto oportuno elementos para perpetuar a memória do Clube Penapolense, notório em diversos aspectos”, afirmou o autor.
Ao longo do ano, eventos esportivos e sociais compuseram as ações alusivas ao centenário da instituição, entre elas o Dia das Crianças, a reinauguração do Bar do Clube, shows musicais, festivais de tênis, futsal, beach tennis, biribol, vôlei e natação, além da Copa de Futebol. “Mesmo com as dificuldades sanitárias impostas, conseguimos comemorar uma data tão importante, retomando com segurança algumas atividades. Realizamos uma programação especial que enalteceu nossa maior vocação, que é promover saúde e bem-estar”, acrescentou Fernandes.
De acordo com o presidente, um dos grandes destaques desta celebração foi resgatar a história do clube, destacando sua importância na sociedade. “É muito gratificante fazer parte desta história, na liderança, avançando com o legado de ex-presidentes, com os quais tive a honra de conviver. Todas as benfeitorias que temos hoje devemos à dedicação de todas as pessoas que se doaram e doam ao Clube Penapolense”, ressaltou.
“O sentimento é de gratidão pela confiança de todos os associados, por estar presidente neste segundo mandato, junto com Evandro Mateus Interdonato, com o apoio e empenho de todos os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo”, avaliou Fernandes.

Projetos e obras
Em junho de 2021, a Diretoria Executiva do Clube Penapolense divulgou a construção de uma nova academia. A obra está sendo realizada na área ao lado da cancha de bocha, onde estava localizado o salão de jogos, o Trucódromo. Com estrutura e sistema de climatização adequados, a academia foi planejada para ampliar o espaço seguindo o padrão de excelência. A estimativa orçamentária está em torno de R$ 950 mil, e o projeto está sob responsabilidade técnica das empresas Ediphic Engenharia e Projetos e da Oeste Engenharia. 
A inauguração do novo espaço do Bar do Clube Penapolense ocorreu na noite do dia 27 de agosto, com show ao vivo do cantor Marcel Peres. De acordo com a Diretoria Executiva, a estrutura do local necessitava de reforma para adequar-se às demandas de uma cozinha funcional e profissional. A revitalização somou mais de R$ 70 mil em investimentos, que incluíram pavimentação e reorganização do espaço, abrangendo toda a parte de rede hidráulica e rede elétrica, tudo em um novo conceito de arquitetura. 
Entre os projetos de revitalização para os próximos anos, a diretoria anunciou também a remodelação da fachada e entrada do Clube Penapolense, com instalação de elevador e reforma de todo o piso superior, adequando-se às necessidades de acessibilidade, com melhoria do espaço útil. “Os desafios são grandes para as próximas benfeitorias, como trocar todo o telhado do prédio principal, instalar placas de energia solar fotovoltaica, bem como aquecer a piscina olímpica. Dois anos passam muito rápido e há muito trabalho pela frente”, revelou o presidente.

Eventos especiais
Com uma programação especial de eventos nas últimas semanas de 2021, o Clube Penapolense encerrou os festejos do centenário em grande estilo. Como parte das comemorações, a Banda Bigaran, de Marília (SP), se apresentou no Bar do Clube na noite do dia 23 de dezembro, com um repertório repleto de clássicos do rock e incursões em outros estilos. Na semana seguinte, dia 30 de dezembro, os associados prestigiaram um grande show com Evandro & Juninho, em estrutura de palco e iluminação inédita. A dupla animou a noite com os maiores hits do momento, além de clássicos sertanejos. Os DJs Wander e Régis foram responsáveis pela abertura e encerramento do evento. 
Diversas conquistas enalteceram o centenário do Clube Penapolense, fazendo jus à sua tradição. “Iniciamos neste 101º aniversário mais um ciclo de protagonismo social, com o intuito de proporcionar um clube cada vez melhor a todos os associados”, concluiu o presidente Evandro Leite Fernandes. 

História
Instituído oficialmente no dia 16 de janeiro de 1921, o Clube Penapolense teve sua primeira sede localizada na Av. Adolf Hecht, provavelmente, conforme informações publicadas no livro “100 anos - Clube Penapolense”. No ano em que Penápolis, ainda grafada como Pennapolis, completaria 13 anos de fundação, surgiu o CP, que teve como primeiro presidente o médico José Aniceto Correa de Mello. 
Com o objetivo de proporcionar entretenimento por meio de atividades como leituras, palestras, conferências, saraus e jogos nos seus salões, a segunda sede, cuja arquitetura engrandece até hoje a cidade, foi inaugurada em 1925 com o prédio ocupado depois pelo Museu do Sol.
Em 1949 foi inaugurada a primeira piscina através de outra sociedade local, a Associação Penapolense de Natação, na Av. Luiz Osório, em sede que se tornou definitiva com a junção dela com o Clube Penapolense em 1961. 
Em seu centenário, o Clube Penapolense soma aproximadamente 18 mil metros quadrados de área. Conta com 30 colaboradores, que atuam diretamente nas escolinhas esportivas e academia, na manutenção do espaço e tratamento das piscinas, além de serviços de secretaria e portaria. Conheça a estrutura do clube e acompanhe as noticiais da instituição nas redes sociais ou pelo site clubepenapolense.com.br . 

(Com AI/Geso Jr)

Release publicado nos jornais Diário de Penápolis e Interior Penápolis em 23/01/2022.